Tecnologia | 7 novidades em TI em 2019

Tecnologia | 10 dicas de como montar uma rede estruturada para sua empresa
28 de junho de 2019

Tecnologia | 7 novidades em TI em 2019

Quer ficar antenado com as
recentes tecnologias?

Leia este artigo que preparei pra você!

Por José Antônio Conessa
Proprietário da Next Tecnologia da Informação
Certificação em Novell Engineer, Microsoft MCP, Linux LPI

AAs tecnologias evoluem a um passo tão acelerado que, muitas vezes as precisões pode ficar desatualizadas antes mesmo de sua publicação e modificações para melhor. E o que isso significa para a sua careira e para sua empresa? Que é necessário ficar atento para desenvolver novas habilidades e para tirar o melhor proveito possível das tendências tecnológicas. Continua comigo que você fica por dentro de tudo.
1. Internet das coisas (iot) – uma grande diversidade de “coisas” conectadas á rede já faz parte de cotidiano de muita gente, desde automação com controle remoto (remoto de verdade!), até a contratação de um ,motorista via aplicativo. Mas o fato é que as empresas ainda podem descobrir e lançar mão das vantagens da IOT. No âmbito coorporativo, ela proporciona mais segurança e eficiência nos processos auxiliando, por exemplo, na redução de custos e aumento da rentabilidade. O que faltam são profissionais de TI qualificados a consultoria neste setor, assim, esta pode ser uma boa hora para buscar especialização neste mercado, o que pode ser uma boa hora pra buscar especializações.

2. Inteligência Artificial (AI) – No caso da Inteligência Artificial, as aplicações tornam-se cada vez mais palpáveis, principalmente no campo dos negócios, sob a forma de maquinas inteligentes. Alguns exemplos de como a inteligência Artificial colabora com soluções para negócios são assistentes virtuais, regulação media, programação de veículos, avaliação de riscos, melhoria da eficiência energética, entre outros. Ou seja, um profissional de TI apto a aplicar os conceitos da inteligência Artificial oferece um grande beneficio para as empresas; a capacidade de poupar recursos. Por isso, ficar de olho nesta tendência que esta evoluindo de conceito a realidade é impossível.

3. Machine Leaning ou Aprendizado de Máquina – O Machine Leaning veio para alavancar a produtividade. Com ele, as maquinas dispõem de computadores que fazem mais do que executar uma rotina pré-programada. Quem seguir essa carreira precisa entender de aprendizado profundo, redes neurais e processamento de linguagem natural. Este é um campo que com certeza crescerá ao longo dos próximos anos, vale a pena ficar de olho.

4. Automação de Processos Robóticos ou RPA – Assim como as tendências que já listamos a Automação de Processos Robóticos é mais uma tecnologia que esta automatizando trabalhos. Ela conta com o emprego de software para automatizar os processos dos negócios, como, por exemplo, processar transações, enviar resposta automáticas, etc. vale destacar que aproximadamente 45% das atividades que realizamos cotidianamente podem ser automatizadas. Com os funcionários dispondo de sistema capazes de realizar suas tarefas de forma automática, cai a taxa de falhas e sobra muito mais tempo para investir em inovações e no desenvolvimento de soluções para os clientes.

5. Blockhain – Quando se fala em Blockhain, a relação que a maioria das pessoas conhecedoras do termo faz é criptomoeda. Na verdade, a tecnologia pode ser empregada, por exemplo, para a proteção de informações medicas ou como proteção em toda uma cadeia de suprimentos, garantindo a segurança de patrimônios como uma cadeia como arte e imóveis. Deste modo, profissionais atuantes em vários campos das tecnologias da informação podem trabalhar nesta área como engenheiros de software, gerentes de projetos, desenvolvedores, etc.

6. Edge Computing – Conforme o volume de dados com que lidamos aumenta, destacam-se as diferenças da computação em nuvem. O Edge Computing vem para solucionar alguns problemas oriundos da computação em nuvem e, com a expansão do mercado de IoT, o Edge Computing também avançara. Desta maneira, o Edge Computing também oferecera excelentes oportunidades de trabalho e especializações para profissionais de área de TI.

7. Realidade Aumentada e Realidade Virtual – Estas novas tecnologias são voltadas para a experiência do usuário. Enquanto a Realidade Virtual o envolve em um ambiente novo, a Realidade Aumentada oferece aprimoramentos ao mundo real. Aqui as principais habilidades são em programação e criatividade, que permitem a criação de ambientes inovadores. Conhecimentos em engenharia de hardware também podem contribuir para o currículo da área de TI.

Como vimos, o mercado tecnológico esta repleto de novidades em 2019 e acabei de mostrar varias vantagens para ingressar nestes segmentos e crescer ainda mais. E sua empresa, precisa de um profissional especializado para lidar com tantas novidades?