Tecnologia | O que o profissional de TI faz? Entenda de uma vez por todas

Tecnologia | 10 dicas de como montar uma rede estruturada para sua empresa
28 de junho de 2019

Tecnologia | O que o profissional de TI faz? Entenda de uma vez por todas

Ouve-se  por aí que ele é cada vez mais procurado no mercado
e solicitado por empresas de todos os segmentos. Mas, afinal,
você sabe o que o profissional de TI faz?

Por José Antônio Conessa
Proprietário da Next Tecnologia da Informação
Certificação em Novell Engineer, Microsoft MCP, Linux LPI

Como a sigla sugere, ele atua na área de tecnologia da informação, um mercado amplo e em crescimento. Ao contrário do que possa parecer, não apenas pra grandes empresas, mas para qualquer organização que queira se manter competitiva e atual.
A tecnologia, por si só, é imprescindível para facilitar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos. Por acaso não é esse o objetivo de qualquer negócio? Agora, com o avanço da tecnologia e da computação em nuvem, ficou ainda mais fácil para todo mundo. Altos investimentos em máquinas caras e de alta performance tornam-se desnecessários, pois equipamentos acessíveis já dão conta do recado.
Pode ser que para muita gente ele ainda seja apenas o “rapaz do computador”, mas você vai saber agora qual o papel dele dentro de uma empresa e quais habilidades ele precisa ter.

Função e habilidades
O profissional de TI é o responsável por gerenciar as informações em uma organização, criando e distribuindo-as em rede de computadores, além de lidar com processamento de dados, engenharia de software, informática, hardwares e softwares. Mas não é só isso. Hoje ele tem poder para impactar diariamente as estratégias competitivas da empresa, relacionar-se com diversos e devem estar aptos para dar orientações acerca do uso de softwares e implantação e administração de sistemas, a fim de impulsionar as atividades de todos os envolvidos. Por essa razão, o perfil desse profissional precisa agregar, além dos aspectos específicos da área, conhecimentos sobre o ambiente, gestão, estratégia, processos e cultura organizacionais.
Dinamismo e dedicação são pré-requisitos para o profissional que quer se manter atualizado e sair na frente. De nada adiante entender tudo relacionado a TI se não compreender a empresa que trabalha.
Ter visão de negócios beneficia tomadas de decisões assertivas e auxilia no desenvolvimento de estratégias e direcionamento de ações com foco em atingir os objetivos da empresa. Ser capaz de enxergar o todo a partir das partes é imprescindível para o desenvolvimento de softwares e soluções eficientes de verdade. Ter pensamento analítico permite que o profissional preveja e avalie riscos.
Criatividade! Contar com profissionais criativos é uma arma valiosa para que as organizações sejam capazes de se adaptar às mudanças e reagir da melhor forma. Profissionais de TI trabalham em equipe, têm tato para a gestão de projetos, assumem a liderança e destacam-se dos demais. Inglês é fundamental e outras línguas são grandes diferenciais para o profissional que quer se especializar fora do país, atuar em multinacionais e crescer na carreira.
Profissional de TI, a hora não podia ser melhor! Segundo reportagem do jornal Globo, o mercado de TI é um setor que não para de crescer e contratar no Brasil. Sobra espaço no mercado, que está em busca de profissionais completos e talentosos, não apenas para trabalhar com códigos e programação, mas que sejam capazes de enxergar o potencial do papel que exercem em uma organização.
Se você é um profissional de TI ou pensa em profissionalizar-se para atuar na área, o momento é ótimo! Agora, se você não tem nada a ver com a área, acha justo continuarem exagerando-o apenas com o “rapaz do computador”?